Na hora de empreender o que conta mais: inovação ou experiência?

Existe a idade ideal para empreender? Os jovens carregam o potencial de inovação e a energia, já os mais maduros têm uma bagagem de experiências adquiridas ao longo da vida profissional. Inovação ou experiência, qual a melhor característica na hora de tocar o próprio negócio?

empreender

Como (quase) tudo na vida, o ideal é o equilíbrio. O bom empreendedor sabe usar ambas a seu favor –  inovação para correr riscos e a experiência para compreender as reais vantagens dessa aposta. Independentemente da idade, o empreendedor deve ser capaz de detectar oportunidades e criar soluções. É preciso ser persistente, focado, um bom líder e  saber identificar a hora de avançar ou recuar.

É possível consolidar um negócio aliando inovação e experiência em qualquer faixa etária. Espírito inovador costuma estar presente nos mais jovens, mas muitas boas ideias já nasceram de cabeças grisalhas. A experiência, apesar de adquirida ao longo dos anos, pode ser compartilhada por meio de uma sociedade, por exemplo, ou mesmo palestras, livros e workshops. Para inovar, é necessário disposição. Para ter experiência, é necessário buscar conhecimento. E para começar a empreender, basta uma boa ideia.